terça-feira, 20 de março de 2012

DESCOBRINDO A ACNE CAUSAS E TRATAMENTOS

A acne é uma dermatose inflamatória que atinge uma estrutura formada pelo pelo e a glândula sebácea e que tem a designação de foliculo pilo-sebáceo.




Sabemos hoje que há receptores nessas estruturas que nos pacientes com acne têm maior sensibilidade para os androgeneos (hormonas sexuais “masculinas”) e sabemos também que essa maior sensibilidade está genéticamente determinada.
Os androgéneos, designados como sexuais masculinas tanto existem no homem como na mulher (embora na mulher, em muito menor quantidade).
Existe a testosterona segregada nos testiculos (no homem) ou nos ovários (na mulher). Existem ainda os chamados androgéneos “fracos” como a androstenediona, a dihi-droepiandrosterona sulfato. O que se passa então na acne? Estes androgéneos vão causar (nos individuos genéticamente predispostos), um aumento da secreção sebácea bem como um espessamento da parede do canal excretor da glândula sebácea que vai originar assim não só o aumento da glândula como uma retenção do sebo por ela produzido!
Como se isso não bastasse o sebo acumulado é colonizado por uma bactéria denominada por “Propionibacterium Acnes” que vai dar origem à libertação de substâncias inflamatórias que lhe dão aquele aspecto clinico de “borbulhas com pus”.
Aspecto clinico das lesões:
 Pontos brancos” ( Comedões fechados)
 Pontos negros”   ( Comedões abertos)
 Pápulo-pustulas
 Nodulo-quistos
 Cicatrizes

Pelo que fica exposto fácil será de entender que a etiopatogenia da acne é um processo múltiplo e complexo necessitando também de uma terapêutica combinada que vá actuar nos diferentes niveis desse processo etiopatogénico (com algumas excepções). 




Vamos ver alguns exemplos comuns de predominancia de diferentes grais de acne:








Comedoes - (cravos) podem ser uma futura espinha.

Acne grau I - II

acne grau III - IV




 No Proximo post, iremos abordar os diferentes tratamentos e o uso de Isotretinoina.

Fiquem a vontade para perguntar.











15 comentários:

  1. Olá,


    Tenho 26 anos e nunca tive muitos problemas com espinhas ou cravos, mesmo durante a minha adolescência.
    Mas....
    Há cerca de um mês tive que tomar uma injeção de Dexalgen, que contém vitamina B em sua fórmula, e o pesadelo começou.
    Peito, costas e rosto atacadas por milhões de cravos brancos. Todos os poros estão entupidos, além de coçar muito.
    Tomei um antialérgico por 7 dias, e a vermelhidão e a coceira passaram, mas só durante o tratamento. Agora está cada dia pior.
    Sei que é por causa da vitamina B porque aconteceu a mesma coisa com a minha irmã, que ainda hoje depois de 8 meses que tomou a injeção ainda sofre com este problema.
    O QUE FAZER??
    Por favor nos ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo, primeiro recomendo você consultar seu medico.
      realmente estudos mostram que as vitaminas do complexo B, principalmente as B12, são possíveis causadoras de acnes, isso porque a vitamina B, age como um estimulador das glândulas sebáceas, a fabricação de óleo em excesso entope os poro e causa as acnes e cravos. e difícil falar a distancia oque você teve e esta tendo, isso porque vários motivos podem desencadear isso, é comum reação alérgica ao se tomar doses maiores do que o recomendado de vitamina B e isso tende a se normalizar com o tempo. porem como te falei não sei seu histórico. Recomendo você consultar seu medico.
      Abraços, e boa sorte amigo.

      Excluir
    2. Obrigada Dr. Acne,
      Minha irmã já consultou diversos médicos, entre clínicos e dermatologistas.
      Todos eles recomendaram tratamentos cosméticos, que não parecem trazer resultado algum.
      Não tenho estudo nessa área, portanto sei que não tenho base para falar isso, mas minha opinião é a de que se isso começou como uma reação de origem corporal interna, esta deveria ser a forma de tratamento. Afinal, com cosméticos se trata apenas a consequencia do problema que é a acne, mas o fato gerador continua ativo internamente, no nosso organismo.
      Ouvi falar do Roacutan, mas me parece ser algo bem agressivo e creio não ser a solução para o nosso problema já que o que produziu essa reação não foi nosso organismo em funcionamento normal e sim um reagente externo que desencadeou esse desequilíbrio.

      Seguirei na busca por uma solução.
      Nada pior para uma mulher (e para os homens também é claro)do que ter sua alto estima tão afetada por esse tipo de problema.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, eu fiz o tratamento há um ano, fiz com a dose mínima durante 6 meses que foi o que o dermatologista me receitou, apos uns 4 meses as espinhas voltaram , e depois de algum tempo, veio bastante espinhas como antes do tratamento, gastei dinheiro atoa com o médico e com o remédio, logo apos uns 6 meses fiz auto hemoterapia, que tbm nao resolveu, fiz a tal cura do limão, enfim fiz de tudo, gostaria de saber se devo fazer o tratamento denovo, se com alguem na segunda vez resolveu?, pois 90% das pessoas funciona pq cmg nao funcionou?

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive problemas severos de acne... Minha pele é muito oleosa e tem aqueles comedões abertos, pretos. Mesmo não sendo algo grave, eu sempre ficava super incomodada com a aparência do meu rosto. Já usei pomadas, mas nunca tive um resultado satisfatório, hoje mesmo, sobrevivo a base das benditas limpezas de pele! Não aconselho a fazer em casa, procure um profissional que utilize materiais esterilizados e produtinhos de qualidade. Bom, como as mulheres são terrivelmente vaidosas, apenas me contentei quando o médico dermatologista passou a listinha de exames necessários para iniciar o tratamento com o ROACUTAN. Hoje sei o quanto fui negligente, e meu médico também, por não tentar me convencer de que eu não precisava daquilo. Sério, se você ler a bula, quase dá vontade de desistir! É absurdamente assustador. Como um comprimidinho pode causar tantas coisas em um organismo? Enfim, a vontade de melhorar era tanta, que não dei ouvidos a NINGUÉM! No total, foram 6 caixas (6 meses de tratamento). Após poucos meses tomando o medicamento, 1 comprimido por dia, só não lembro qual era a dosagem, comecei a me sentir péssima! Tive início de depressão e por pouco não larguei a faculdade que eu tanto amava. Por conta da tristeza (ou do bendito, sei lá) engordei quase 10 quilos. Tinha dores de estômago SEMPRE. Não sei qual é o efeito da medicação no estômago, mas eu tinha dores fortíssimas, se comia qualquer coisa diferente, era sagrado! Só tem uma vantagem: A pele seca MESMO! Meus cabelos ficavam uma semana sem precisar de água, não ficava oleoso nunca (antes lavava dia sim, dia não) A pele fica divina, some tudo! Mas assim como o couro cabeludo seca, a pele seca... A boca também, seca até abrir ferida, você tem que andar com aqueles hidratantes labiais na bolsa SEMPRE. Então, meu conselho final... É BURRICE! Além do tratamento ser caríssimo, te tras um beneficio, mas te tras vários problemas, não vale a pena!!! Prefiro fazer minhas limpezas de pele, sofrer um pouquinho a cada dois meses, usar cremes e sabonetes especiais... E assim vou indo! Esse é meu conselho pessoal, pensem MUITO BEM antes de optar por tomar essa medicação bombástica!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho pré disposição a acne e sempre tive-as, hoje tenho 23 anos e ainda possuo, teve um tempo que elas melhoraram, porém tive q tomar uma alta dose de hormônios anticoncepcionais e desde então elas só pioraram, mas 6 meses depois deram uma amenizada, porém comecei a tomar suplemento (whey protein) e notei que voltaram com tudo, então parei, porém fui ao nutricionista e ele qr suplmentar minha dieta, mas falei do problema da acne e ele disse q era só usar suplementos sem o complexo B, queria saber msm se é verdade, se eu tomar suplemento isento deste complexo se não vou ter perigo de ter ainda mais acne! grata

    ResponderExcluir
  5. DRA peso 75 k estou tomando 40mg por dia ....(isotretinoina manipulada ) E A DOSAGEM CERTA?? GRATO

    ResponderExcluir
  6. Oi gostaria de saber se tenho qui toma todos os dias na mesma hora
    Exemplo se tomo meio dia tenho qui tomar todos os dias essa mesma hora .minha dermato me receito 6 messes de tratamento hoje faz 17 dias qui estou usano isotrtinoina ela me receito 40mg por dia tomo duas ao dia no total 40 mg por dia

    ResponderExcluir
  7. Leia gostaria de saber qual a alimentação apropriada para quem faz uso do rocutam

    ResponderExcluir
  8. Leia gostaria de saber qual a alimentação apropriada para quem faz uso do rocutam

    ResponderExcluir
  9. PK aparece essas borbulhas nos desticulos e como as tratar?

    ResponderExcluir
  10. Oi estou fazendo o uso do rocutan 2 meses 20mg por dia quanto tempo devo usar o rocutan pra atigir a quantidade certa de mg no meu corpo

    ResponderExcluir
  11. Tenho 45kg e 1,75 de altura, qual a dosagem certa q devo tomar ? Minha acne é bem atacada kkkk

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho que tomar 2 comprimidos , eu tenho que tomar dois de uma vez ou um no almoço e outro na janta ?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde doutora tenho 28 anos e tenho vario caroços carniosidades no testiculos redondos e amarelados devo me preocupar com isso ? Não tenho filhos e passo passar para minha esposa ?

    ResponderExcluir

Fique a Vontade em Perguntar: